Por que eu odeio Skyler White

Tá, mentira, eu não odeio. Ela só é a personagem mais fdp de Breaking Bad.

SIM, ELA É.

“Mais que o Gus?” Sim.
“Mais que a Lydia?” Sim.
“MAIS QUE O WALTER?!” SIM.

Não desgosto da personagem por misoginia, como esse texto diz (mas, concordo, a maioria das opiniões de quem não gosta da Skyler, incluindo femininas, tem, sim, muito de machismo e de achar que ela deveria ser uma mãe melhor, perfeita e submissa, mas não vamos entrar nesse mérito), nem por tudo o que a própria Anna Gunn disse sobre o assunto no NYT.

Minha opinião é bem simples: Skyler é uma sonsa.

Lá vem spoiler!

Não vou destrinchar a série aqui, porque presumo que se você tá lendo isso é porcaudiquê a assistiu (e porque já vai fazer dois anos que acabou, não lembro mais dos detalhes, né, gente, porfa), mas vou usar umas cositas que a atriz disse, só pra ilustrar meu ponto de vista.

“Disgusted by the money Walter brings in.”

Sorry, Anna, mas não é bem assim, não, viu? Skyler pode até tomar um pequeno choque quando descobre a verdade, mas é momentâneo. Depois, isso muda. É ela quem toma as rédeas da lavagem do dinheiro, por exemplo. Ela toma a iniciativa de ser contadora do império metanfetamínico do marido so-zi-nha. Inclusive, tem a belíssima ideia de usar o dinheiro pra pagar as dívidas do Ted (supostamente pra não ter seu nome e do Walter envolvidos em investigações fiscais, mas tenho pra mim que os motivos foram outros).

“Undone by the lies and manipulation to which he subjects her.”

Hhmmm… Na verdade, pra mim parece muito de orgulho ferido, viu. De não ter mais a casa e família sob seu controle, como antes, então tenta projetar a imagem de ~cidadã de bem~ que se enoja dos atos do marido, quando na verdade não é bem assim. Ela mesma tenta manipulá-lo inúmeras vezes a seu favor (veja bem: a seu favor, não em favor do que seria correto), como quando sugere que ele mate o Jesse.
Skyler White: "For us, what's one more?"

(só isso já seria motivo suficiente. dsclp, mas não posso sequer simpatizar com alguém que sugere a morte do amor-verdadeiro-amor-eterno-Jesse. ♥ talvez eu escreva um post: “Por que eu amo Jesse Pinkman ♥♥♥”. )

 

“She is, in fact, Walter’s equal.”

BANG! É DISSO QUE EU TÔ FALANDO, AMGS! Skyler é I-GUAL ao Walter. E ouso dizer que ela foi sua única antagonista à altura durante toda a trama.

No entanto, muitas das personagens tiveram sua redenção, incluindo o próprio Walter, Jesse, até o tio Hector (!), e a Skyler não. Muito pelo contrário, o fim da personagem apenas reforça o que disse até aqui. Enquanto o Walter assume que tudo o que fez foi por ele mesmo e não pelos motivos que sustentava desde o início da série (convenhamos, a gente já sabia, migo), a Skyler permanece ~de boas~, deixando-se ser livrada de todo seu envolvimento nos atos criminosos do marido (por ele mesmo) e tomando para si a máscara de vítima e coitadinha perante sua família, polícia e sociedade.  
Sonsa.

 

Skyler White: "Now let me the hell out of here before i throw up."

Eu que o diga, Skyler. Eu que o diga.

 

No fim, eu acho mesmo é que Skyler White, embora subestimada, foi a personagem mais inteligente nesse mar de fdps.